NOVENA DELLA CONSOLATA - IN PORTOGHESE

novenaportoghese

 

1º dia da Novena de Nª Srª da Consolata

11 de Junho.
Guia para o primeiro dia da Novena a Nossa Senhora da Consolata
baseada em textos do Beato José Allamano.
P. Darci Villarinho


V/ Deus, vinde em nosso auxílio.
R/ Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V/ Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R/ Como era no princípio, agora e sempre. Ámen


Antífona: À vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

O vosso nascimento, ó Maria, encheu de júbilo o mundo inteiro, porque fostes a aurora imaculada que anunciou à humanidade imersa na noite do pecado o nascer do Sol da graça. Com o vosso “sim” a Deus, desfizestes o nó da desobediência de Eva... E quando acolhestes no seio virginal o Filho do Altíssimo, o Consolador do género humano, vós vos tornastes a Mãe de Deus, Mãe da Consolação e causa de nossa alegria. Na vossa visita à família de Zacarias e Isabel, acompanhou-vos uma torrente de graças e de alegria: Jesus, presente no sacrário do vosso seio, purificou e encheu de júbilo o seu Precursor, João Batista; ao ouvir a vossa saudação, Isabel ficou repleta do Espírito Santo e pôs-se a proclamar as vossas grandezas; e vós, ó Maria, inundada pela graça, louvastes o Todo-Poderoso, que operou maravilhas na sua pequena e humilde Serva (cf. Lc 1, 39-49). Sois a Consoladora, consolai-nos; sois a Mãe da santa alegria, ensinai-nos a louvar e a bendizer a Deus convosco, pelos seus incontáveis benefícios. E, pela imitação das vossas virtudes, tornai-nos vossos filhos e filhas, a fim de que, a vosso exemplo, possamos também nós consolar os irmãos e irmãs que sofrem. Ámen.

Beato José Allamano:

“Estando para começar a novena em preparação da festa de Nossa Senhora da Consolata, ofender-vos-ia se vos convidasse a fazê-la bem. É suficiente saber que nos aproximamos da festa da nossa querida Mãe, para dizer tudo! Para nós, seus filhos e filhas predilectos, será importante esta festa? Esta festa é tudo para nós!
Não é preciso recomendar-vos que vos prepareis; estou certo de que todos estais bem dispostos a fazer esta novena com fervor e a celebrar a festa com entusiasmo. O coração diz-nos o que é preciso fazer pela mãe!
Empenhai-vos portanto em honrá-la. Peçamos muitas graças para nós e para o Instituto: em primeiro lugar esta: que crescendo em número, possais também crescer na graça da correspondência. O fruto, portanto, desta festa seja este: fazer o esforço para agradar sempre mais a Nossa Senhora e oferecer-lhe toda a nossa homenagem de filhos e filhas.
Se celebramos com intenso amor todas as festas de Nossa Senhora, com muito mais entusiasmo devemos celebrar esta que é a “nossa” festa, nossa de maneira toda especial”. (Beato José Allamano)   

PRECES

Apoiados na materna intercessão d’Aquela que invocamos como “Mãe da divina graça”, de quem recebemos o Senhor da Vida, elevemos a Deus, cheios de confiança, a nossa oração comunitária. E digamos todos: Senhor, escutai a nossa prece.

1. Nas dores do Calvário, Jesus, nosso Salvador, deu-nos por Mãe a sua Mãe. Para que, a exemplo do apóstolo João, acolhamos com profunda gratidão e alegria este inestimável dom da graça, rezemos:
R. Senhor, escutai a nossa prece.

2. Com o dom precioso de Maria, Jesus Cristo deu-nos também a Santa Igreja, como Mãe e Mestra da Verdade. Para que, através da vivência autêntica do Evangelho, sejamos filhos dóceis e obedientes da Igreja, rezemos:
R. Senhor, escutai a nossa prece.

3. 0 anúncio da Redenção, trazido pelo anjo a Maria, começou com a jubilosa saudação: ‘’Ave, cheia de graça”. Como cristãos e missionários estamos a serviço do Deus do amor, da alegria e da paz. Para que façamos da alegria um constante meio de apostolado, a fim de atrair ao serviço de Deus muitos irmãos nossos que vivem sem esperança ou consolação, rezemos:
R. Senhor, escutai a nossa prece.

4. Jesus confiou à sua Igreja a missão de anunciar o Evangelho a todas as criaturas. Para que ela possa ser fiel no desempenho desta missão, apesar dos obstáculos e perseguições que enfrenta em não poucos lugares, rezemos:
R. Senhor, escutai a nossa prece.

5. Pelos cristãos perseguidos; por aqueles que não têm liberdade de expressar a sua fé; pelos apóstolos leigos, que semeiam no sofrimento a Palavra de Deus, para que não sucumbam perante as dificuldades, mas perseverem com firmeza no cumprimento de sua missão, rezemos:
R. Senhor, escutai a nossa prece.

6. Para que Jesus Cristo, “luz verdadeira que ilumina todo o homem” (Jo 1,9), liberte de toda cegueira e escravidão do espírito os nossos irmãos que ainda não receberam a mensagem do Evangelho, rezemos:
R. Senhor, escutai a nossa prece.

7. Jesus Cristo garantiu que não nos deixaria órfãos, mas que ficaria connosco até a fim dos tempos. Quis, além disso, que sua Mãe se manifestasse a nós como “Consoladora dos Aflitos”, Mãe de bondade e de misericórdia. Para que o Povo de Deus saiba acolher com gratidão e alegria estas grandes graças, rezemos:
R. Senhor, escutai a nossa prece.

Pai-nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

V/ Rogai por nós, Virgem da Consolata!
R/ Intercedei pelo vosso povo!


Oremos: Senhor Jesus Cristo, que na vossa admirável providência dispusestes que recebêssemos todas as coisas por intermédio de vossa Mãe, Maria Santíssima, concedei-nos poder gozar sempre do auxílio e da protecção d’Aquela que veneramos com o suavíssimo título de Consolata. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Cântico a Nossa Senhora da Consolata

 

 

 

2º dia da Novena de Nª Srª da Consolata

12 de Junho.
Guia para o segundo dia da Novena a Nossa Senhora da Consolata
baseada em textos do Beato José Allamano.


V/ Deus, vinde em nosso auxílio.
R/ Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V/ Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R/ Como era no princípio, agora e sempre. Ámen


Antífona: À vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Ó Maria, Mãe de Jesus, hoje queremos rezar pelos missionários e missionárias que, através da palavra e do testemunho de vida, anunciam o Evangelho de Cristo. Iluminai-os e assisti-os; ajudai-os a superar os obstáculos que lhes dificultam os passos e o trabalho. Na Anunciação, a graça do Espírito Santo fez de vós a Mãe virginal de Jesus Cristo, Salvador do género humano. Por vossa total fidelidade a Cristo, vós vos tornastes a primeira e mais perfeita discípula do Evangelho, modelo para todos os evangelizadores, a Estrela da nova evangelização. Atraí, pois, sobre os apóstolos da Igreja a grande luz do Espírito Santo, a fim de que, iluminados na mente e fortalecidos no coração, dêem ao mundo o corajoso testemunho de Cristo, anunciando-o como “Caminho, Verdade e Vida”. Ámen.


Beato José Allamano:

“Penso que faltaria ao meu dever e ao meu especial afecto para com Nossa Senhora, se não aproveitasse todas as ocasiões propícias para falar d’Ela.
Nossa Senhora é a Rainha dos missionários e das missionárias. É uma graça poder falar d’Ela; colaboramos de algum modo na realização da sua profecia: “todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1, 48).
Não existe efectivamente nenhum país ou aldeia onde não haja uma capela, um altar ou um pequeno monumento com a imagem de Nossa Senhora. A piedade mariana está fundada no Evangelho. Quem mais do que Jesus amou Nossa Senhora? Nas bodas de Caná, fez, a seu pedido, o primeiro milagre.
A Igreja aplica a Nossa Senhora as palavras da Sagrada Escritura: “Aquele que me encontrar, encontra a vida e obterá o favor do Senhor” (Prov 8, 35).
A piedade mariana é uma necessidade. Se não tiverdes devoção a Nossa Senhora, e não digo só devoção, mas uma devoção filial e carinhosa, não vos tornareis santos”.

PRECES

Elevemos as nossas preces ao Céu, através da Virgem Maria, que o Pai quis unir indissoluvelmente à obra redentora do seu Filho, Jesus Cristo. Digamos todos:
R. Mãe da divina graça, rogai por nós.

1. Deus submete à provação os seus filhos “para lhes experimentar o coração”. Para que consideremos todas as provações à luz da fé e as aceitemos com paciência e confiança, submissos à vontade de Deus, rezemos:
R. Mãe da divina graça, rogai por nós.

2. Jesus, nosso Salvador e Mestre, passou noites inteiras em oração ao Pai e mandou que rezássemos sem cessar. Para que compreendamos que a oração é elemento indispensável para podermos entrar na intimidade do amor de Deus, rezemos:
R. Mãe da divina graça, rogai por nós.

3. O Evangelho ensina-nos: “Aquele que perseverar até o fim, será salvo” (Mt. 10,22). Para que perseveremos com constância, energia e boa vontade nos empenhos assumidos no Baptismo e na vida consagrada, rezemos:
R. Mãe da divina graça, rogai por nós.

4. “O Espírito Santo constituiu pastores para guiar o rebanho” (Act 20,28). Para que os pastores da Igreja, conscientes da sua própria missão, apascentem com amor, zelo e fidelidade o rebanho que lhes foi confiado, rezemos:
R. Mãe da divina graça, rogai por nós.

5. Jesus Cristo foi o primeiro “formador” dos apóstolos e quis que eles fizessem a rica experiência da vida comunitária. Para que todos os que exercem o magistério nas escolas, ou trabalham na formação de adolescentes e jovens, sejam iluminados pela sabedoria de Cristo e pela luz do Espírito Santo, rezemos:
R. Mãe da divina graça, rogai por nós.

6. O apóstolo Tiago afirma: “Deus resiste aos soberbos e concede sua graça aos humildes” (Tg. 4,6). Para que trabalhemos incansavelmente na busca da autêntica humildade, que nos leve a reconhecer com lealdade as nossas limitações, rezemos:
R. Mãe da divina graça, rogai por nós.

7. Jesus ordenou aos seus Apóstolos: “Não lanceis as coisas santas aos cães” (Mt. 7,6). Para que tenhamos respeito pelo sagrado e o manifestemos corajosamente em nossos pensamentos, palavras e conduta, especialmente em relação ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia e ao culto da Virgem Maria, rezemos:
R. Mãe da divina graça, rogai por nós.

Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

V/ Rogai por nós, Virgem da Consolata!
R/ Intercedei pelo vosso povo!


Oremos: Senhor Jesus Cristo, que na vossa admirável providência dispusestes que recebêssemos todas as coisas por intermédio de vossa Mãe, Maria Santíssima, concedei-nos poder gozar sempre do auxílio e da protecção d’Aquela que veneramos com o suavíssimo título de Consolata. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Ámen.

Cântico a Nossa Senhora Consolata

 

 

 

3º dia da Novena de Nª Srª da Consolata

13 de Junho.
Guia para o terceiro dia da Novena a Nossa Senhora da Consolata
baseada em textos do Beato José Allamano.


V/ Deus, vinde em nosso auxílio.
R/ Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V/ Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R/ Como era no princípio, agora e sempre. Ámen


Antífona: À vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.


Ò Maria, Mãe de Jesus, os Apóstolos do vosso Filho e os membros da primeira comunidade cristã, no Cenáculo, perseveraram convosco na oração. Com vosso ardente amor e fervorosas preces, atraístes sobre a Igreja nascente e sobre os primeiros anunciadores do Evangelho a fortaleza do Espírito Santo, protagonista da Missão. Permanecei também hoje connosco, como nossa Mãe e Companheira na caminhada da fé: revigorai a vida cristã das famílias; fortalecei a fé das comunidades paroquiais, para que assumam, com disposição e alegria, a tarefa da animação missionária e vocacional; infundi nos candidatos ao sacerdócio e à vida consagrada ardente amor a Jesus Cristo. Rainha dos Apóstolos, atraí sobre todos os pastores da Igreja a graça e a força do Espírito Santo, para que se tornem de verdade “sal” e “luz” para a comunidade do Povo de Deus. Ámen.


Beato José Allamano:

Ad Jesum per Mariam
Por Maria a Jesus

O desejo de Nossa Senhora é de cooperar para que o sangue do seu Filho não seja derramado em vão. Corredentora com Nosso Senhor, também Ela suportou o peso dos nossos pecados. Tudo o que magoa Jesus, magoa e desagrada a Nossa Senhora. Ela quis dar o seu nome ao nosso Instituto, para que colaboremos com Ela na salvação das almas. Se alguém pretende salvar-se sem passar por Nossa Senhora, engana-se. Só por meio de Maria é que podemos chegar a Jesus. Ad Jesum per Mariam. Por Maria a Jesus.
A piedade mariana é um sinal de predestinação. Sim, porque Nossa Senhora nada mais deseja do que a salvação das almas. Às vezes perguntamos com admiração: ‘Como é que aquela tal pessoa, depois de tantos anos de vida desordenada, se converteu e morreu reconciliado com Deus? A explicação, encontramo-la sempre naquele pedacinho de devoção a Nossa Senhora.
Conheci uma pessoa que tinha deixado toda e qualquer prática religiosa há mais de quarenta anos, conservando apenas o piedoso costume de recitar todos os dias três ave-marias. Pois bem! Nossa Senhora obteve-lhe a graça de uma boa morte. Não quero dizer com isto que bastam três ave-marias e depois pode-se pecar à vontade… Quero simplesmente dizer que Nossa Senhora, por um pequeno obséquio, depois de trinta ou quarenta anos, leva a pessoa ao arrependimento.

PRECES


“Deus é amor e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele” (l Jo. 4,16). Por amor nos criou, por amor nos remiu. Peçamos-lhe que nos dê um coração capaz de amá-lo sobre todas as coisas e de amar-nos uns aos outros como Ele nos ama. Rezemos todos: Jesus e Maria, dai-nos um coração semelhante ao vosso.

1. Todas as criaturas são convidadas a bendizer o Criador. Para que saibamos utilizar com amor, gratidão e respeito os bens que a Divina Providência nos concede, rezemos:
R. Jesus e Maria, dai-nos um coração semelhante ao vosso.

2. O Divino Mestre pediu que imitássemos a mansidão e a humildade do seu Coração. Para que, nas nossas acções, não nos deixemos guiar pelo instinto de vingança e de cobiça, mas pelo espírito de humildade e de mansidão, rezemos:
R. Jesus e Maria, dai-nos um coração semelhante ao vosso.

3. O Evangelho diz: “Era peregrino e me hospedastes” (Mt. 25,35). Para que saibamos acolher e hospedar em nossas casas, com caridade e alegria, os nossos irmãos necessitados; e, motivados pela fé, vejamos neles a presença de Jesus Cristo, rezemos:
R. Jesus e Maria, dai-nos um coração semelhante ao vosso.

4. Para que os religiosos e religiosas, chamados a um estado de maior perfeição, valorizem sempre mais a vida comunitária, ajudando-se mutuamente na busca de uma fraternidade sincera e jovial, rezemos:
R. Jesus e Maria, dai-nos um coração semelhante ao vosso.

5. Deus falou por meio do salmista: “O zelo de vossa casa me devora” (Sl. 68,10); e por seu Filho, Jesus: “A minha casa é casa de oração” (Lc. 19,46). Para que saibamos sempre respeitar as igrejas e todos os lugares reservados ao culto, especialmente onde se conserva o Santíssimo Sacramento, rezemos:
R. Jesus e Maria, dai-nos um coração semelhante ao vosso.

6. A Escritura ensina que o corpo humano “é santuário do Espírito Santo” (1 Cor. 6,19). Para que saibamos guardar em nossos corações o Divino Hóspede, com profundo amor e adoração, através da prática serena e corajosa da pureza do corpo e do espírito, rezemos:
R. Jesus e Maria, dai-nos um coração semelhante ao vosso.

7. Que os governantes e todos os que exercem o poder saibam abrir as suas mentes e corações à luz da divina Palavra, para que possam dirigir as nações e as comunidades com justiça, sabedoria e fé, para o progresso e a felicidade de seus súbditos, rezemos:
R. Jesus e Maria, dai-nos um coração semelhante ao vosso.

8. Jesus Cristo “tomou sobre si as nossas enfermidades e carregou com as nossas dores” (Is 53,4). Que o divino Salvador olhe compassivo para todos os enfermos de alma e corpo, particularmente para os pobres, para os que são abandonados por seus familiares e pela sociedade, rezemos:
R. Jesus e Maria, dai-nos um coração semelhante ao vosso.

Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

V/ Rogai por nós, Virgem da Consolata!
R/ Intercedei pelo vosso povo!


Oremos: Senhor Jesus Cristo, que na vossa admirável providência dispusestes que recebêssemos todas as coisas por intermédio de vossa Mãe, Maria Santíssima, concedei-nos poder gozar sempre do auxílio e da protecção d’Aquela que veneramos com o suavíssimo título de Consolata. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Ámen.

Cântico a Nossa Senhora Consolata

 

 

 

4º dia da Novena de Nª Srª da Consolata

14 de Junho.
Guia para o quarto dia da Novena a Nossa Senhora da Consolata
baseada em textos do Beato José Allamano.


V/ Deus, vinde em nosso auxílio.
R/ Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V/ Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R/ Como era no princípio, agora e sempre. Ámen


Antífona: À vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita

Virgem Maria, o vosso Filho, Jesus, nos dias da sua vida mortal, curou muitos doentes; e, com a graça da saúde, devolveu-lhes também a paz e a alegria. Como ele, vós também, Mãe querida, socorreis os vossos filhos e filhas, feridos no corpo e na alma. Confiando no vosso amor compassivo, pedimos agora para todos os doentes: alcançai-lhes de Jesus – divino Médico – a saúde física necessária, para que possam retornar às suas actividades. Fazei, sobretudo, que movidos pela fé e submissos à vontade de Deus, saibam suportar com paciência e por amor de Deus todos os males que os afligem, associando assim os próprios sofrimentos ao sofrimento redentor de Jesus Cristo. Mãe Consolata e Saúde dos enfermos, sede nosso “remédio” nas dores e doenças; sede nossa “luz” nas horas de incerteza; sede nossa “coragem” nas angústias e desânimos; sede nosso escudo protector na tentação. Fazei, enfim, que libertos dos males temporais, possamos partilhar convosco e com todos os santos da felicidade eterna no céu. Ámen.

Beato Allamano:

“A piedade mariana não è só garantia de predestinação, mas também de santificação. Querer chegar à santidade sem Nossa Senhora é querer voar sem asas.
Quanto mais recorrermos a Ela para obter graças e santidade, mais gosto damos a Nosso Senhor.
Todos os santos foram devotos de Nossa Senhora. A homilia mais bonita que fez S. Jerónimo foi sobre Nossa Senhora. Nunca imaginei que este santo, que parece tão rude, fosse cheio de ternura a falar de Nossa Senhora.
S. Bernardo diz que Nossa Senhora è fonte e canal. É fonte de graça, basta ir buscá-la a essa fonte; e é canal, porque todas as graças passam por Ela.
Aquilo que Deus pode por omnipotência, Nossa Senhora pode obtê-lo com a oração. Nossa Senhora é omnipotente por graça. Em Deus e com Deus tudo pode. È tesoureira e dispensadora de todas as graças. Dizem os santos que Ele é a omnipotência suplicante”.  

PRECES

Agradeçamos a Deus, cuja providência se manifesta através dos acontecimentos, sinais de sua infinita bondade, com que nos convida a venerar e a invocar o patrocínio de sua santa Mãe. E rezemos:
R. Virgem Consoladora, intercedei pelo vosso povo!

1. Jesus disse aos seus Apóstolos: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz” (Jo. 14,27). Para que possamos extirpar do nosso coração as cobiças, as invejas e os ressentimentos, que fomentam divisões, rezemos:
R. Virgem da Consolata, intercedei por nós.

2. Nosso Salvador ofereceu sua vida na cruz para salvação do género humano; pelo seu sacrifício redentor derrubou o muro de separação, fazendo de dois povos um só povo (cf. Ef. 2,14). Para que, mediante um fiel e perseverante esforço ecuménico, todos os cristãos se congreguem na unidade, rezemos:
R. Virgem da Consolata, intercedei por nós.

4. Pela intercessão de Nossa Senhora, Consoladora dos Aflitos, Deus curou o cego de Briançon e fê-lo instrumento da sua misericórdia. Para que o Senhor nos livre da cegueira do pecado e da má vontade, a fim de que jamais nos desviemos d’Ele, rezemos:
R. Virgem da Consolata, intercedei por nós.

5. Jesus sempre manifestou grande compaixão e misericórdia em favor dos doentes. Para que saibamos, a exemplo do Bom Samaritano, ser solícitos e disponíveis no atendimento dos doentes, particularmente dos mais necessitados, rezemos:
R. Virgem da Consolata, intercedei por nós.

6. Jesus sublimou o sofrimento humano e o transformou em meio de purificação e de santificação; fez da sua cruz um instrumento de bênção e o distintivo de quantos o seguem como verdadeiros discípulos. Para que saibamos, com Ele, carregar com paciência a cruz de cada dia, rezemos:
R. Virgem da Consolata, intercedei por nós.

7. Maria guardava no seu coração a Palavra de Deus e fazia dela objecto de constante meditação (cf. Lc. 2,51). Pela sua docilidade à graça e total disponibilidade ao serviço de seu divino Filho, tornou-se a primeira e mais perfeita Discípula de Cristo. Para que sejamos fiéis aos ensinamentos de Cristo e da sua Igreja, e os vivamos com jubilosa perseverança, rezemos:
R. Virgem da Consolata, intercedei por nós.

V/ Rogai por nós, Virgem da Consolata!
R/ Intercedei pelo vosso povo!


Oremos: Senhor Jesus Cristo, que na vossa admirável providência dispusestes que recebêssemos todas as coisas por intermédio de vossa Mãe, Maria Santíssima, concedei-nos poder gozar sempre do auxílio e da protecção d’Aquela que veneramos com o suavíssimo título de Consolata. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Cântico a Nossa Senhora da Consolata

 

 

 

5º dia da Novena de Nª Srª da Consolata

15 de Junho.
Guia para o quinto dia da Novena a Nossa Senhora da Consolata
baseada em textos do Beato José Allamano.


V/ Deus, vinde em nosso auxílio.
R/ Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V/ Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R/ Como era no princípio, agora e sempre. Ámen


Antífona: À vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita

Ó Virgem santa, “bendita entre as mulheres”, nossa Mãe e nossa Mestra! Sois a Mãe da divina Graça, primeiramente porque gerastes para nós Jesus Cristo, autor da graça; depois, porque vós mesma sois a “cheia de graça” (Lc 1,28). A Igreja nos ensina que ocupais, nos planos de Deus, o lugar mais alto, depois de Cristo, e o mais próximo de nós. E visto que estais tão intimamente unida a Deus, tendes, por certo, nas vossas mãos, a “chave” do “cofre” das graças divinas! Intercedei, então, por nós, fracos e pecadores. Intercedei pelos que vivem sem fé, sem Deus, sem rumo. Reconduzi-os a Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida. Fazei que Jesus nasça, pela graça, em todos os corações. Ajudai-nos, enfim, a viver na graça de Deus; ajudai-nos a estimar e a cultivar o estado de graça, que nos faz “participantes da vida divina”, e nos torna ramos cheios de seiva e de vida, porque unidos a Jesus Cristo, a Videira verdadeira. Ámen

Beato José Allamano:

Nunca somos demasiado devotos de Nossa Senhora

“Com a sua ternura de mãe, Nossa Senhora entra nas intenções do seu Filho. Sabe quanto lhe custámos, conhece a perfeita vontade de Deus que quer que todas as pessoas se salvem. Não tenhais receio de ser demasiado devotos de Nossa Senhora ou de honrá-la demais. Quanto mais a amarmos, quanto mais recorrermos a Ela, mais seremos do agrado de Jesus. Cabem em Nossa Senhora todos os títulos honoríficos e a piedade mariana atribui-lhe todas as obrigações de Mãe piedosa e misericordiosa. É também honrada e invocada como protectora das santas almas do purgatório. Ela é verdadeiramente Rainha, Mãe e Consoladora também dessas almas. Portanto, lembrai-vos disto: se não formos devotos de Nossa Senhora, nunca faremos nada, nem para nós nem para os outros.
Antes de mais olhemos para Nossa Senhora como nossa verdadeira Mãe, a exemplo de S. José Cafasso que dizia: ‘Lembrai-vos de que tendes em nossa Senhora uma segunda Mãe, que vos ama mais do que a primeira, sem todavia lhe roubar o lugar’. Confia-se na mãe, gosta-se da mãe. Temos confiança na mãe. Despertemos em nós o amor filial para com Nossa Senhora, desejemos senti-lo cada vez mais intenso dentro de nós e digamos-lhe com muito afecto: “Mãe querida!” É impossível não sentir o gosto pela mãe! Se o sentimos pela mãe terrena, porque não havemos de o sentir pela Mãe do Céu?”

PRECES

Jesus, Médico dos corpos e das almas, quis compartilhar com a sua Mãe o poder e a bondade do seu Coração em favor dos que sofrem. Peçamos-lhe, por isso, pela intercessão de Maria, as graças de que necessitamos, rezando: Senhora da Consolata, eu tenho confiança em Vós!

1. O Verbo de Deus fez-se Homem e nasceu da Virgem Maria. Pequenino, quis repousar nos seus braços maternos; perseguido por Herodes, encontrou nela e em São José abrigo, defesa e protecção. Para que, a exemplo do Menino Jesus, confiemos sem reserva no amor misericordioso de Maria, rezemos:
R. Senhora da Consolata, eu tenho confiança em Vós!

2. Deus falou pelo profeta Ezequiel: “Voltai atrás e convertei-vos de todos os vossos delitos… Forjai-vos um coração novo e um espírito novo” (Ez. 18,30-31). Para que, com o auxílio de Maria, Refúgio dos pecadores e Consoladora dos aflitos, tenhamos a fortaleza espiritual de reconstruir a casa de Deus no nosso coração, rezemos:
R. Senhora da Consolata, eu tenho confiança em Vós!

3. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. O Apóstolo também nos diz: “Sois o templo de Deus” (1 Cor 6,16). Para que, fortalecidos por um grande e constante amor a Deus e aos irmãos, e ajudados pela graça, trabalhemos para restaurar em nós a imagem do Criador que os nossos pecados deformaram, rezemos:
R. Senhora da Consolata, eu tenho confiança em Vós!

4. Na carta aos Efésios, São Paulo recomenda: “Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti-vos do homem novo” (Ef 4, 23-24). Para que Deus, pela poderosa intercessão de Maria, nos ajude a lançar fora de nós o fermento da malícia e nos transforme em criaturas novas, para a glória do seu nome e para a nossa santificação, rezemos:
R. Senhora da Consolata, eu tenho confiança em Vós!

5. Jesus, misericordioso Salvador, diz-nos: “Vinde a mim, vós todos que andais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”(Mt. 11,28). Que pela intercessão da Consoladora dos Aflitos, todos os que se sentem oprimidos pelas culpas não sucumbam sob o peso do desânimo, mas se abandonem confiantes ao amor misericordioso de Jesus e recebam a alegria do perdão, rezemos:
R. Senhora da Consolata, eu tenho confiança em Vós!

6. “Servi o Senhor com alegria”, pede-nos o salmo (Sl. 99,2). Deus, portanto, quer ser servido por filhos contentes, não por escravos tristes. Para que, pela intercessão da Mãe das Consolações, trabalhemos na seara do Senhor com constante alegria, serenidade e paz, rezemos:
R. Senhora da Consolata, eu tenho confiança em Vós!

7. Deus ornou a sua santa Mãe de grandes graças e tornou-a “formosa como a lua, brilhante como o sol” (Cant 6,9). Que as famílias, amparadas por Maria, retomem decididamente o caminho da pureza e do santo temor de Deus, a fim de que, do meio de uma geração casta e robustecida pela fé, surjam vocações generosas para o serviço da Igreja missionária, rezemos:
R. Senhora da Consolata, eu tenho confiança em Vós!

V/ Rogai por nós, Virgem da Consolata!
R/ Intercedei pelo vosso povo!


Oremos: Senhor Jesus Cristo, que na vossa admirável providência dispusestes que recebêssemos todas as coisas por intermédio de vossa Mãe, Maria Santíssima, concedei-nos poder gozar sempre do auxílio e da protecção d’Aquela que veneramos com o suavíssimo título de Consolata. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Cântico a Nossa Senhora da Consolata

 

 

 

6º dia da Novena de Nª Srª da Consolata

16 de Junho.
Guia para o sexto dia da Novena a Nossa Senhora da Consolata
baseada em textos do Beato José Allamano.


V/ Deus, vinde em nosso auxílio.
R/ Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V/ Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R/ Como era no princípio, agora e sempre. Ámen


Antífona: À vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita

Ó Maria, nós vos louvamos e bendizemos, porque a graça de Deus vos transformou em templo do Espírito Santo, em sacrário de carne e de céu do Salvador feito Homem. Concebestes e gerastes Aquele que veio libertar-nos das correntes do pecado e devolver-nos a liberdade de filhos de Deus. Deus vos fez tão grande e poderosa, compassiva e misericordiosa, para socorrerdes os pequenos e fracos. Fortalecei-nos, portanto, com a santa alegria, fruto do Espírito Santo, para vivermos e servirmos a Deus como filhos alegres e contentes. Não permitais, ó Mãe, que o Maligno nos escravize, privando-nos da alegria da amizade com Deus e convosco. Consolai os tristes, amparai os vacilantes, erguei os que caíram. E visto que sois causa de profunda alegria para o Povo de Deus, fazei que sejamos também nós, sobretudo para os irmãos e irmãs mais necessitados, compreensão e ajuda, presença amiga e fraterna. Ámen.

Beato Allamano:

“Para caminhar pela estrada da santidade, segundo o ensinamento de S. Luís Maria Grignon de Montfort, façamo-nos “escravos” de Nossa Senhora, como S. Francisco Xavier que se fazia “escravo” de Jesus.
Nós preferimos se filhos; de qualquer forma, sejamos escravos voluntários. Esta escravidão consiste numa entrega total de nós mesmos a Maria. Consequentemente, devemos fazer tudo com Nossa Senhora, tudo para Nossa Senhora e tudo receber dela.
S. José Cafasso dizia que devemos tomar Nossa Senhora como companheira em tudo. ‘Quando fordes pregar – costumava dizer – levai sempre Nossa Senhora convosco. Ide pregar juntos e dizei-lhe assim: ‘Tu fazes o sermão, eu sou a tua voz’. Ele dizia que Nossa Senhora era sua “companheira”. Verdadeiramente eu queria tirar a palavra “companheira”, mas ele disse-a…

Fazer tudo com Maria significa tomar Nossa Senhora por nosso modelo em todas as acções: como faria Nossa Senhora esta acção? Entreguemo-nos inteiramente a Nossa Senhora, alma e corpo, para que Ela disponha de nós como bem lhe aprouver e nos ajude a tornar-nos santos”.

PRECES

A Mãe de Jesus realizou com perfeição a vontade do Pai, acolhendo e cumprindo amorosamente a Palavra, tornando-se modelo da Igreja na caminhada da fé. Por sua intercessão, elevemos a Deus nossas preces, dizendo: Estrela da Evangelização, suscitai generosas vocações!

1. Jesus Cristo, o primeiro Evangelizador, preparou e enviou evangelizadores. Para que não faltem jamais à Igreja apóstolos generosos que difundam com entusiasmo e renovado ardor missionário a Boa-Nova do Reino, peçamos ao Senhor:
R. Estrela da Evangelização, suscitai generosas vocações!

2. Para que os pastores da Igreja se alimentem assiduamente do Pão da Palavra e da Eucaristia, e apascentem com amor o rebanho que lhes foi confiado, peçamos ao Senhor:
R. Estrela da Evangelização, suscitai generosas vocações!

3. Para que os cristãos, solidamente instruídos nas verdades da religião, e fortalecidos na fé, saibam rejeitar corajosamente o joio dos erros, semeado pela astuciosa acção do Maligno, e se mantenham fiéis à Igreja de Cristo, peçamos ao Senhor:
R. Estrela da Evangelização, suscitai generosas vocações!

4. Jesus Cristo, através da sua Igreja, continua a evangelizar. Ele disse, porém, que a seara é imensa e os operários são poucos. Para que a Igreja tenha sempre, em número e qualidade, os evangelizadores de que necessita, peçamos ao Senhor:
R. Estrela da Evangelização, suscitai generosas vocações!

6. Aos Apóstolos, reunidos no Cenáculo, e perseverantes na oração com Maria, o Senhor enviou o Espírito Santo. Para que, pelas preces da Rainha dos Apóstolos, desça sobre os pastores e fiéis da Igreja a grande Chama do Espírito Santo, que renove o coração e a face da Igreja, peçamos ao Senhor:
R. Estrela da Evangelização, suscitai generosas vocações!

7. 0 sopro do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, varreu das mentes e corações dos Apóstolos as dúvidas e o medo. Para que um novo Pentecostes infunda luz, força e sabedoria a todos os comunicadores cristãos, a fim de que, pela sua palavra e testemunho de vida cristã, o fermento do Evangelho possa impregnar todas as culturas, peçamos ao Senhor:
R. Estrela da Evangelização, suscitai generosas vocações!

V/ Rogai por nós, Virgem da Consolata!
R/ Intercedei pelo vosso povo!


Oremos: Senhor Jesus Cristo, que na vossa admirável providência dispusestes que recebêssemos todas as coisas por intermédio de vossa Mãe, Maria Santíssima, concedei-nos poder gozar sempre do auxílio e da protecção d’Aquela que veneramos com o suavíssimo título de Consolata. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Cântico a Nossa Senhora da Consolata

 

 

 

7º dia da Novena de Nª Srª da Consolata

17 de Junho.
Guia para o sétimo dia da Novena a Nossa Senhora da Consolata
baseada em textos do Beato José Allamano.


V/ Deus, vinde em nosso auxílio.
R/ Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V/ Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R/ Como era no princípio, agora e sempre. Ámen


Antífona: À vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita


Bondosa Mãe: Deus, que é “rico em misericórdia” disse que “não se compraz com a morte do pecador, mas quer que se converta e viva” (Ez 33,11). Também Jesus, vosso Filho, declarou que veio ao mundo para chamar os pecadores à conversão, e que “haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lc 15,7). Ó Mãe, sabemos que a vontade de Deus é também a vossa vontade: “Que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2,4). Fostes concebida sem pecado e esmagastes a cabeça da serpente sedutora; caminhai agora connosco, conservai-nos na estrada certa que conduz a Deus, tornai-nos atentos ao lobo que devora, protegei-nos das ciladas do vosso e nosso adversário, pois somos pequenos e fracos. Lembrai-vos de nós, sobretudo quando caímos no pecado. Estendei então a vossa mão e erguei-nos; obtende-nos também o sincero arrependimento de todas as nossas faltas, a graça de uma sincera e efectiva conversão. Ámen.

Beato José Allamano:

A pupila dos seus olhos

“Nossa Senhora é invocada com muitos títulos, mas é uma só; vós, porém, deveis honrá-la, de maneira particular com o título de “Consolata”. A SS. Virgem, sob o belo título de Consolata, não é, efectivamente, a nossa Mãe e nós não somos seus filhos e filhas? Sim, é a nossa terníssima Mãe, que nos ama como a pupila dos seus olhos, que ideou o nosso Instituto e o sustentou durante todos estes anos material e espiritualmente, e continua sempre atenta para nos socorrer em todas as necessidades. A verdadeira Fundadora do Instituto é Nossa Senhora.

Não há dúvida: tudo o que aqui se fez é obra de Nossa Senhora da Consolata. Ela operou milagres quotidianos; fez as pedras falar, fez chover dinheiro.

Nos momentos dolorosos, Nossa Senhora sempre interveio de maneira extraordinária. Vi muita coisa, muita coisa… E se prestásseis atenção, veríeis e compreenderíeis que o bom espírito que reina na comunidade, o próprio desejo de vos santificardes, tudo, tudo é graça de Nossa Senhora da Consolata, sem falar dos benefícios durante o ano, inclusive de ordem material, como o pão de cada dia. Sim, também para estas coisas encarrego Nossa Senhora. Nunca perdi o sono e o apetite por causa das grandes despesas do Instituto e das missões. Digo a Nossa Senhora: pensai vós nisso, se quereis fazer boa figura!”

PRECES

Elevemos as nossas preces a Jesus Cristo, “Príncipe da Paz”; ele, pelo seu sangue, pacificou o universo. Pela intercessão de Maria, Consoladora dos Aflitos e Rainha da Paz, peçamos-lhe que nos conceda a tranquilidade dos tempos, o dom da unidade e da paz. Rezemos: Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!

1. Pela materna intercessão da Virgem Consolata a cidade de Turim e a região do Piemonte foram, por várias vezes, preservadas da destruição das guerras e epidemias. Para que, pela amorosa intercessão da Virgem Maria, Rainha da Paz, a nossa pátria, as nossas cidades e as nossas casas sejam protegidas de toda a forma de violência, rezemos:
R. Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!

2. Há ainda hoje muitos tipos de violência que marcam dolorosamente a nossa sociedade: miséria, desemprego, fome, drogas, sequestros... Para que legisladores, governantes e todos os responsáveis se esforcem de verdade por solucionar estes graves problemas, rezemos:
R. Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!

3. Para que não nos deixemos vencer pelo desânimo e pessimismo perante tantas manifestações de forças negativas, mas difundamos alegria, paz e esperança, rezemos:
R. Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!

4. Jesus veio chamar os pecadores à conversão. Ele está à nossa porta e bate. Para que, a exemplo do publicano Zaqueu, saibamos abrir para Jesus a nossa mente e o nosso coração, e o recebamos com alegria e profundo desejo de conversão, rezemos:
R. Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!

6. Jesus, Maria e José constituem a mais santa das famílias, a Sagrada Família; fizeram da casa de Nazaré um santuário de pureza e de amor. Para que as famílias transformem os seus lares em “igrejas domésticas”, onde Deus ocupe sempre o primeiro lugar, onde reine amor, compreensão, paciência e autêntica vida cristã, rezemos:
R. Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!

8. Deus dispôs que os santuários marianos fossem lugares privilegiados de vida cristã. Para que os romeiros e devotos encontrem, nas igrejas e santuários que visitam, uma fonte de genuína evangelização para o constante crescimento de sua vida de fé, rezemos:
R. Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!

V/ Rogai por nós, Virgem da Consolata!
R/ Intercedei pelo vosso povo!


Oremos: Senhor Jesus Cristo, que na vossa admirável providência dispusestes que recebêssemos todas as coisas por intermédio de vossa Mãe, Maria Santíssima, concedei-nos poder gozar sempre do auxílio e da protecção d’Aquela que veneramos com o suavíssimo título de Consolata. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Cântico a Nossa Senhora da Consolata

 

 

 

8º dia da Novena de Nª Srª da Consolata

18 de Junho.

Guia para o oitavo dia da Novena a Nossa Senhora da Consolata
baseada em textos do Beato José Allamano.


V/ Deus, vinde em nosso auxílio.
R/ Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V/ Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R/ Como era no princípio, agora e sempre. Ámen

Antífona: À vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita

Misericordiosa Mãe de Deus, “sinal de segura esperança e de conforto” para o Povo de Deus que peregrina na terra, dignai-vos olhar com particular amor para os que carregam pesadas cruzes e enfrentam situações que parecem insolúveis. Não permitais que o desânimo os abata, que o desespero os paralise. Abri os seus corações à confiança em Deus. Ficai perto dos que se sentem sós, ou abandonados; afugentai deles a solidão que os oprime, para que “sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm 12,12). Imploramos o vosso auxílio sobretudo em favor dos homens e mulheres que perderam a esperança da salvação. Dignai-vos reacender nos seus corações o ânimo, a confiança e a firme esperança do perdão de Deus, “Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação”. Consoladora dos aflitos, nossa Mãe e nossa esperança, nós nos abandonamos filialmente ao vosso amor, certos de que jamais serão confundidos os que confiam e esperam em vós. Ámen.



Beato Allamano:

A Consolata é nossa de um modo muito especial


“A Consolata é nossa de um modo especialíssimo e nós devemos ter um santo orgulho em chamar-nos Missionários da Consolata. Somos um milagre vivo das graças de Nossa Senhora. Procuremos merecer cada vez mais o nome que nos foi dado. Somos “Consolatinos”. Devemos gloriar-nos por ter o nome de Nossa Senhora.
Quando saís para a rua, a gente não diz: “São os missionários ou as missionárias”, mas diz: “São os Missionários ou as Missionárias da Consolata”. Não vos podem nomear sem nomear Nossa Senhora. Todos nos consideram os benjamins de Nossa Senhora e por isso confiam nas nossas orações.

Torno a dizer: devemos ser santamente orgulhosos de pertencer a Nossa Senhora com este título que é invejado por muitos. Quanta gente nos quer bem porque nos chamamos “Missionários da Consolata”!. O nome que tendes deve estimular-vos a ser o que deveis ser.
É quase fazer pouco de Nossa Senhora dirigir-lhe aquelas palavras de S. Bernardo: “Mostra que és Mãe!”. Não é preciso que lho recordemos! Antes, Ela é que nos poderia dizer: “Mostra que és filho!”. Somos filhos e filhas predilectas de Nossa Senhora da Consolata, mas, na prática, mostramo-nos tais? O amor filial é, por sua natureza, terno. Devemos recorrer a Ela durante o dia, como se recorre a uma mãe. Quem não tem um pouco de sentimento e de amor especial para com Nossa Senhora da Consolata, não tem coração; e o coração, nós devemos tê-lo”.

PRECES

Pela mediação de Jesus Cristo, “Sol nascente que nos veio visitar”, e pela intercessão de Maria, “brilhante porta da Luz”, elevemos, repletos de confiança, nossas preces ao Deus e Pai de toda a consolação, dizendo: Senhora da Consolata, intercedei por nós.

1. “Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que Ele escolheu por sua herança”(Sal. 32,12), diz o salmo. Para que os governantes das nações não criem obstáculos à acção missionária da Igreja, e ela possa mais eficazmente evangelizar todas as culturas, rezemos:

R. Senhora da Consolata, intercedei por nós.

2. Na cura dos dez leprosos, somente um voltou atrás para agradecer. A ingratidão entristece o coração de Deus. Para que sejamos sensíveis e agradecidos perante os benefícios recebidos de Deus e dos irmãos, rezemos:

R. Senhora da Consolata, intercedei por nós.

3. Nas nossas orações não nos limitemos a pedir, mas façamos delas também uma ocasião de acção de graças. Para que possamos crescer na dimensão da delicadeza e do agradecimento, a exemplo da Virgem Maria que engrandece o Senhor pelas maravilhas operadas nela, rezemos:

R. Senhora da Consolata, intercedei por nós.

4. Deus enriqueceu Maria, Mãe de seu Filho, com a plenitude da graça; coroou-a no céu como Senhora e Rainha do Universo. Para que todos os cristãos conheçam, amem e venerem Nossa Senhora com fidelidade e confiança, e saibam que a verdadeira devoção para com ela se manifesta sobretudo pelo combate ao pecado e pela prática das virtudes, rezemos:

R. Senhora da Consolata, intercedei por nós.

5. Nas bodas de Caná, a Mãe de Jesus avulta como modelo perfeito de serviço aos irmãos: é a Mãe atenta, vigilante, disposta a interceder em favor dos necessitados. Para que Deus nos ajude a crer mais firmemente na bondade do coração da sua santa Mãe e na força do seu poder de intercessão, a fim de crescermos na confiança para com ela, rezemos:

R. Senhora da Consolata, intercedei por nós.

6. O pior dos males é o pecado; a mais triste das solidões, não contar com a amizade de Deus. Para que saibamos compreender que a graça é a vida de Deus em nós e a valorizemos sempre mais, defendendo-a energicamente das ciladas e investidas do Maligno, rezemos:

R. Senhora da Consolata, intercedei por nós..

V/ Rogai por nós, Virgem da Consolata!
R/ Intercedei pelo vosso povo!

Oremos: Senhor Jesus Cristo, que na vossa admirável providência dispusestes que recebêssemos todas as coisas por intermédio de vossa Mãe, Maria Santíssima, concedei-nos poder gozar sempre do auxílio e da protecção d’Aquela que veneramos com o suavíssimo título de Consolata. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Cântico a Nossa Senhora da Consolata

 


 

9º dia da Novena de Nª Srª da Consolata

19 de Junho.
Guia para o nono dia da Novena a Nossa Senhora da Consolata
baseada em textos do Beato José Allamano.


V/ Deus, vinde em nosso auxílio.
R/ Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V/ Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R/ Como era no princípio, agora e sempre. Ámen


Antífona: À vossa protecção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.


Oração do Beato José Allamano a N. S.ª da Consolata

“Eu vos agradeço, Ó Maria, de ser o guardião do vosso Santuário há trinta e cinco anos… O que é que fiz nestes trinta e cinco anos? Se outro ocupasse o meu lugar, o que é que teria feito?... Não quero investigar. Se tivesse sido tão mau, por certo não me teríeis tolerado aqui durante tantos anos! Este é, sem dúvida, um sinal de predilecção!... Se agi mal, deixo-o ao vosso cuidado, disponde vós como vos apraz! Aceitai tudo como se o tivesse feito com perfeição. Não quero sofisticar, aceitai as coisas assim como são. Se me aguentastes aqui, é porque deveis estar contente!”. Parece-me que Nossa Senhora sorriu.

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA CONSOLATA

Senhora da Consolata, prostrado aos vossos pés, venho hoje consagrar-me inteiramente a vós. Sou pequeno e fraco, um pobre pecador, bem sabeis, mas estou certo de que aceitareis igualmente a oferta de minha vida, porque sois o refúgio dos pecadores, a Consoladora dos aflitos, a misericordiosa Mãe de Deus e também minha Mãe. Consagro-vos todo o meu ser: pensamentos e desejos, palavras e obras, o meu passado, o presente e o futuro, a minha vida, a minha morte e a minha eternidade, tudo quanto tenho e sou, quanto quisera ter e ser. Já não me pertenço, sou propriedade vossa, ó Maria. Atraí sobre mim, como fizestes com os Apóstolos, no Cenáculo, a grande chama do Espírito Santo; e com o fogo do seu e vosso amor, queimai em mim tudo aquilo que desagrada a Deus e a vós. Ó Consolata, Rainha dos Apóstolos e Mãe dos missionários e missionárias: defendei-me das ciladas do Maligno e da desgraça do pecado; ajudai-me a combater a paralisia do medo e da falta de generosidade; ajudai-me a superar o individualismo, a fim de que, auxiliado por vós, possa tornar-me na Igreja de Cristo um apóstolo generoso e perseverante, vivamente empenhado no trabalho da evangelização. Ámen.

PRECES

O Filho de Deus, ao se fazer Homem, quis pertencer a uma família humana. Exerceu a humilde função de operário. Pela sua submissão a Maria e a José, tornou-se luminoso exemplo de obediência, respeito, abnegação e trabalho. Dirijamos-lhe nossa prece pela mediação de Maria, dizendo: Senhora da Consolata, nossa Mãe, intercedei por nós!

1. Para que todos os homens encontrem um trabalho justo e estável, e recebam um salário digno, para o conveniente sustento de sua vida, rezemos:
R. Senhora da Consolata, nossa Mãe, intercedei por nós!

2. O trabalho executado com dedicação e amor, dignifica o ser humano. Para que os empregadores forneçam condições adequadas de segurança aos seus operários, e estes possam trabalhar com tranquilidade e mais eficiência, rezemos:
R. Senhora da Consolata, nossa Mãe, intercedei por nós!

3. A bondade do Coração de Jesus acolha todos os membros sofredores da humanidade, pelos quais nosso Salvador ofereceu na cruz o sacrifício redentor. Para que a dureza do sofrimento não suscite neles revolta e desespero, mas, confortados pela fé, se unam ao divino Redentor, obediente até à morte, rezemos:
R. Senhora da Consolata, nossa Mãe, intercedei por nós!

4. Jesus quer que todos os cristãos se sintam vinculados ao trabalho vocacional: “A messe é abundante e os trabalhadores são poucos. Pedi, portanto, ao Dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe” (Lc. 10,12). Para que Jesus Cristo, através do Espírito Santo, suscite no campo da sua Igreja operários generosos e comprometidos com o Evangelho, rezemos:
R. Senhora da Consolata, nossa Mãe, intercedei por nós!

5. Para que as Ordens e Institutos religiosos se confrontem com o espírito das origens, transmitido pelos seus fundadores e fundadoras, a fim de permanecerem fiéis ao próprio carisma e desempenharem mais frutuosamente a sua missão específica na Igreja, rezemos:
R. Senhora da Consolata, nossa Mãe, intercedei por nós!

6. A família é a “igreja doméstica” (LG,11), “sementeira do apostolado leigo e das vocações sacerdotais e religiosas” (LG,l9). Para que Deus fortaleça na fé e na vivência cristã as famílias, e faça surgir do seio delas autênticas vocações que anunciem com a palavra e o testemunho de vida a Boa Nova do Reino, rezemos:
R. Senhora da Consolata, nossa Mãe, intercedei por nós!

V/ Rogai por nós, Virgem da Consolata!
R/ Intercedei pelo vosso povo!


Oremos: Senhor Jesus Cristo, que na vossa admirável providência dispusestes que recebêssemos todas as coisas por intermédio de vossa Mãe, Maria Santíssima, concedei-nos poder gozar sempre do auxílio e da protecção d’Aquela que veneramos com o suavíssimo título de Consolata. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Cântico a Nossa Senhora da Consolata


 

 

giuseppeallamano.consolata.org